A 'Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres' promoveu discussões e propôs ações focadas em temas relevantes para as políticas públicas voltadas às mulheres, reunindo especialistas, líderes e membros da comunidade. É uma preparatória para a realização da 5ª Conferência Distrital a ser realizada nos 23 e 24 de agosto próximo. Evento realizado pelo Conselho dos Direitos da Mulher e Secretaria da Mulher do GDF.
Nós, da Associação Agroecológica das Mulheres Rurais do Assentamento Canaã – AAMRAC’, localizada em Brazlândia-DF e representada por 33 mulheres, nascemos do chão fértil da luta e da sabedoria das que cultivam a vida no coração do Cerrado.
Estamos neste encontro com o propósito de reunir vozes, histórias e saberes de mulheres rurais que, com mãos calejadas e corações firmes, sustentam a soberania alimentar, preservam a biodiversidade e resistem às múltiplas formas de opressão que atravessam seus territórios e corpos.
Em tempos de avanço do desmatamento, da monocultura e da exclusão social, as mulheres rurais do Cerrado seguem como guardiãs da terra, da água e da cultura. Elas não apenas produzem alimentos saudáveis — elas cultivam esperança, solidariedade e transformação.
“Somos mulheres de mãos calejadas, que não medem esforços para levar à cidade uma alimentação saudável, preservando e respeitando o meio ambiente.”
Maria Ivanildes Sousa – Presidente da AAMARAC